Arte profissão

postado em: Notícias 2007 | 0
Curso gratuito profissionalizante em cerâmica é ministrado em Cataguases
É ministrado em Cataguases numa parceria entre o Instituto Yara Tupinambá, o Fundo de Amparo ao trabalhador – Fat e a prefeitura local, o curso de Cerâmica profissional.

A parceria contou com o apoio do Instituto Francisca de Souza Peixoto, que cedeu espaço, para que os alunos do curso pudessem utilizar o telecentro, com o auxílio de um monitor de informática, para orientá-los no uso das ferramentas da internet. Esse envolvimento da tecnologia com o curso de cerâmica, se dá na pesquisa de modelos para criação e no processo de compra e venda de material e equipamentos de produção.

Com 204 horas de estudos, o curso tem 24 alunos e ocorre em módulo único de 12 de fevereiro a 27 de março no Espaço Eva Nil da Secretaria de Cultura. Ensina o processo da cerâmica desde sua base inicial, proporcionando ao aluno a capacidade de poder, através da técnica correta, criar objetos em cerâmica.

O professor do curso é Mário Carlos Lopes Garcia Tolda. Nasceu em Portugal e aos 11 anos de idade foi morar na África, “onde me fiz gente”, afirma. Ficou por lá durante 35 anos e em 1979 voltou a Portugal. Depois veio para o Brasil, onde está há 10 anos.

Começou na arte desde criança com desenhos e aos 18 anos iniciou seu trabalho com pintura e cerâmica.”A arte é um processo inesgotável e responde à criação enquanto formos capazes de produzir”, diz o professor.