Festa da diversidade

postado em: Notícias 2006 | 0
Cataguases recebe 1ª Parada do Orgulho GLBT
A 1ª Parada do Orgulho GLBT de Cataguases, realizada pelo Movimento Gay de Cataguases (MGC), aconteceu no dia 11 de novembro e contou com o apoio do Instituto Francisca de Souza Peixoto. O lema da passeata foi a criminalização da homofobia, expressa nas ações de preconceito e de violência que sofrem ainda hoje os homossexuais de todo o país.

A Parada teve início na Avenida Astolfo Dutra, onde gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e simpatizantes se reuniram para a festa. O agito contou com um trio elétrico, muita música, animação e diversão para todos. “É uma forma da população do interior olhar todos com olhos iguais”, disse a pedagoga Isabel Cristina. Para ela, além de movimentar a cidade, a festa traz recursos e credibilidade e mostra a igualdade de todos.

A Parada foi até a antiga Estação Ferroviária de Cataguases, onde a população pulou ao som de músicas eletrônicas. Para a presidente do MGC, Adriana Nascimento, o objetivo é transformar a Parada Gay de Cataguases em um movimento oficial. “Queremos que a nossa festa faça parte do calendário do Movimento Gay de Minas”, explicou.

A Parada foi organizada com a ajuda do Movimento Gay de Minas (MGM), de Juiz de Fora, e contou também com o apoio da Prefeitura Municipal de Cataguases, do Ministério da Saúde e da Unesco. A 1ª Parada Gay aconteceu em 28 de junho de 1969, em Nova York. Hoje acontecem no Brasil mais de 100 paradas por ano, sendo que mais de 18 são em terras mineiras. A Parada do Orgulho GLBT de Juiz de Fora é considerada a maior de Minas Gerais.