Trabalho de conscientização

postado em: Notícias 2006 | 0
Estudantes descobrem a importância da reciclagem
O Projeto Recicloteca Vira-a-Lata, faz parte do Projeto TEAR de Cultura e Cidadania, com convênio estabelecido pelo Ministério da Cultura, Programa Cultura Viva e Insttituto visitou a E.E. Marieta Soares Teixeira, no dia 13 de setembro. Os alunos da 5° série da instituição receberam informações sobre o trabalho de reciclagem realizado no Instituto Francisca de Souza Peixoto e, ainda, sobre a importância do reaproveitamento para o meio ambiente. Além disso, foram distribuídos encartes explicativos sobre as bacias hidrográficas de Cataguases.

De acordo com o coordenador do projeto, Rodrigo Sereno, a reciclagem no Instituto é utilizada como forma de arte. “Os produtos reciclados são cada vez mais uma fonte de renda”, afirmou. Na apresentação, foram destacados os impactos ambientais causados pelo desmatamento e os benefícios alcançados com o reaproveitamento.

Rodrigo explicou a necessidade de conscientizar a população sobre o conceito de lixo. “Não existe apenas o lixo orgânico, muitos produtos podem ser reciclados e as pessoas precisam saber disso”, destacou o coordenador. Para a professora Márcia Nalon, é relevante difundir a reciclagem para todos os alunos. “Eles têm que ter idéia da função dos materiais reciclados. Enquanto reciclamos, estamos despoluindo o meio ambiente”.

A Recicloteca Vira-a Lata visa a inclusão social através da arte reciclada. Ele consiste na transformação de bobinas de filmes fotográficos pós-consumo em peças de decoração e no reaproveitamento de garrafas pet para elaboração de embalagens, luminárias e acessórios decorativos.