Tradição e modernidade

postado em: Notícias 2006 | 0
Cataguases recebe Festival Mundial de Circo do Brasil
O Ponto de Cultura Fábrica do Futuro participou da produção do Festival Mundial de Circo do Brasil, que aconteceu em Cataguases nos dias 9 e 10 de setembro, com a participação do Circo Zanni, de São Paulo. O Festival é uma realização da Agentz Produções com o patrocínio da Telemig Celular, Petrobrás e Cemig. Em Cataguases, o Festival foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura com o apoio do Instituto Francisca de Souza Peixoto, da Companhia Industrial Cataguases e o Instituto Cidade de Cataguases.

Para a produtora do Festival, Juliana Sevay, a escolha da cidade de Cataguases e do Circo Zanni não foi por acaso. “Nosso objetivo é difundir a arte circense e o Zanni consegue aliar o circo moderno e o tradicional, além de ser um dos melhores circos do Brasil. Quanto a Cataguases não podíamos deixar de considerar seu movimento cultural e sua importância no cenário artístico, é uma cidade maravilhosa e acolhedora”, afirma.

Desde 2001, o festival realiza espetáculos de palco, rua e picadeiro, workshops para profissionais, oficinas para iniciantes, debates, lançamentos de livros sobre a arte circense, apresentações teatrais e shows musicais.O Festival acontece em Belo Horizonte desde 2001 e este ano fez a estréia no interior de Minas Gerais com espetáculos nas cidades de Uberlândia, Caxambu e Cataguases.

Para o gestor cultural do ICC, César Piva, o resultado do Festival não poderia ser melhor. “Foi um grande presente para o aniversário de 129 anos de Cataguases. Vi muita gente chorando de emoção e alegria, isso não têm preço. Foram três espetáculos lotados e vibrantes que marcarão para sempre a memória de crianças, jovens e adultos de nossa cidade”. A trupe encerra a turnê nessa semana em Belo Horizonte.