Geração Digitaligada

postado em: Notícias 2006 | 0
Fábrica do Futuro realiza oficina de Roteiro para Documentários
Os Pontos de Cultura Fábrica do Futuro, do Instituto Cidade de Cataguases, e T.E.A.R. de Cultura e Cidadania, do Instituto Francisca de Souza Peixoto, realizaram a Oficina de Roteiro para Documentários com o documentarista Marco Pimentel, nos dias 18 e 19 de agosto. A atividade teve apoio do Hotel Cataguases e contou com a presença de jovens de Cataguases, Muriaé, Miradouro, São João Nepomuceno e Juiz de Fora.

A oficina tem como objetivo principal o aprendizado de ferramentas para a elaboração de um roteiro de documentário para edição da TV TEIA, a partir do material registrado, pelos jovens da Fábrica do Futuro, no Encontro Nacional de Pontos de Cultura, que aconteceu em abril, em São Paulo. Marcos Pimentel explica que o seu papel é auxiliar os jovens participantes na construção de roteiros dentro do universo do documentário. “Para isso, vamos estudar as técnicas narrativas e possibilidades de tratamento no cinema não-ficcional”, diz.

O gestor cultural da Fábrica do Futuro, César Piva, conta que a equipe da TV TEIA captou mais de 32 horas de gravações. “Essa oficina possibilita identificar coletivamente a linguagem, a estrutura, o formato final que daremos a esse material de forma que se transforme em um trabalho de registro da diversidade cultural brasileira, que encontramos no evento em São Paulo”.

Marcos Pimentel é documentarista formado pela Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. A oficina faz parte das ações de formação da “Rede Geração Digitaligada” e terá uma segunda fase no período de 28 a 31 de agosto.