Arte eclética

postado em: Notícias 2006 | 0
Museu de Belas Artes recebe exposições de pintura e fotografia
O espaço Tratos Culturais, do Museu de Belas Artes recebeu obras do acervo do pintor Scliar, cedidas pela crítica de arte Celma Alvim, na Sala Francisco Inácio Peixoto e as mostras dos fotógrafos Vicente Costa e Sérgio Schröder, na Sala Marques Rebelo. A abertura das exposições aconteceu no dia 10 de agosto. As obras ficam expostas até o dia 10 de setembro. A entrada é gratuita.

A técnica rigorosa e temas ecléticos são características marcantes nas obras de Scliar, que Celma Alvim guarda com zelo. “Tornei-me amiga do Scliar em 1960. Ele era um homem aberto à juventude e muito politizado, viveu exclusivamente da pintura. Além de uma grande amizade, ficou uma coleção deste porte, que inclui as peças mais interessantes do pintor”, diz.

Sérgio Schröder é fotógrafo publicitário e professor de inglês em Juiz de Fora. Começou a fotografar em 1986 e expõe suas obras no Instituto pela segunda vez. “Para usar a câmera é preciso ser capaz de enxergar o que o outro enxerga, é ter um único tema e olhá-lo de diversos ângulos”, explica.

Vicente Costa é fotógrafo desde 1987 e trabalha como protético em Cataguases. Já expôs seu trabalho em algumas cidades da Zona da Mata e tem preferência por registrar imagens das serras de Minas Gerais. Para ele, a fotografia é uma válvula de escape. “Gosto da natureza abstrata e lugares inusitados, uso ainda a máquina analógica e não a digital, por ela ser mais resistentes às minhas andanças”, completa.