Cores locais

postado em: Notícias 2006 | 0
Silva Costa abre exposição na Sala Chico Peixoto
A Sala Chico Peixoto recebeu a exposição “A criação de um mundo possível”, do pintor cataguasense Silva Costa, no dia 25 de maio. É a terceira vez que o artista expõe sua obra do Instituto Francisca de Souza Peixoto. São 46 quadros impregnados de um folclore que parece extrapolar os limites do tema para se mostrar como forma, no agitado turbilhão de cores que o pintor usa.

O segredo da arte verdadeiramente autêntica é conseguir a proeza de traduzir conceitos universais em expressões locais. Na obra de Silva Costa, uma Cataguases mítica traz à superfície a evocação de uma pureza bucólica. As festas do interior, regidas ao longo do ano pelo calendário religioso, são retratadas de forma figurativa, resgatando a força da arte primitiva.

Ao retratar a delicadeza do homem simples, Silva Costa recria o mundo sob a perspectiva da pureza e faz um convite a quem contempla para embarcar em sua viagem rumo a um outro mundo, um mundo possível. A exposição de Silva Costa fica em cartaz até o dia 25 de maio. A entrada é gratuita.