Fé e beleza

postado em: Notícias 2005 | 0
Hélvio Cruz renova tradição da arte sacra
A abertura da exposição “A arte sacra de Hélvio Cruz” aconteceu no dia 27 de outubro. A mostra fica na Sala Marques Rebelo, no Espaço Tratos Culturais, até 30 de novembro. O ofício de marceneiro se reflete na obra de Hélvio Cruz como forma e tema. Depois de muito tempo reformando igrejas, criou uma forma nova de trabalhar, utilizando lâminas de madeira para formar os desenhos das peças.

Em sua primeira exposição, Hélvio experimenta uma nova seara: os quadros. O resultado é a criação de uma obra autêntica. “Eu trabalho com arte há 25 anos e nunca vi nada igual”, diz a restauradora Laiz Assis, que descobriu o artista por coincidência. “Foi a Laiz que me pediu que transportasse minha obra para quadros, para fazermos uma exposição”, explica.

São 27 quadros e três sacrários. Para formar os desenhos ele utiliza madeiras de diferentes cores e espessuras, o que dá o efeito de alto relevo nas peças. “O trabalho dele é fantástico, nunca vi nada igual. Sua obra precisa ser exposta em outras cidades”, afirma a visitante Conceição Quaresma.