Educação inclusiva

postado em: Notícias 2005 | 0
Telechica encerra módulo do curso de capacitação
Foi encerrado no Teatro Rosário Fusco, no dia 17 de junho, o primeiro módulo do curso de capacitação de educadores para o trabalho com crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais nas escolas do município. A solenidade contou com a presença de formandos e convidados e uma apresentação dos Doutores Cura-Cura, abordando com muito humor as formas utilizadas pela sociedade na comunicação com os portadores de deficiência auditiva.

O curso faz parte do projeto Ciranda da Inclusão, integrante do projeto educacional Telechica e o módulo encerrado teve como orientadora a fonoaudióloga, Ana Paula Gouvêa. A realização da próxima etapa foi anunciada pela coordenadora do Telechica, Marilza Sachetto, que convidou os professores a participarem, anunciando alguns temas específicos que serão tratados como legislação e metodologia.

A atitude do Instituto Francisca de Souza Peixoto ao implantar o Ciranda da Inclusão foi vista na ocasião pelo Diretor das Faculdades Integradas de Cataguases –FIC–, Alcino Antonucci, como de uma relevância extraordinária, “pois educação é responsabilidade, compromisso com a sociedade”, disse.A FIC torna-se parceira do projeto através de convênio firmado com o IFSP através do qual certificará aos participantes de cada módulo.
Para o secretário municipal de Educação José Anchieta Duarte, representante do prefeito Tarcísio Henriques no evento, “educar é libertar. Parabéns a todos vocês por contribuírem para a redução das desigualdades”.

Ao falar da validade do curso para sua prática na sala de aula, Andréa Toledo, coordenadora da Biblioteca Digital Josué Inácio Peixoto, afirmou que sua dificuldade no relacionamento com as crianças portadoras de necessidades especiais hoje é menor. Também para a professora e supervisora, Eliete Gonçalves, neste módulo encerrado um mundo com novas perspectivas foi mostrado: “Nos ajudou a entender melhor as dificuldades de muitas famílias e isto nos fez crescer”, relatou.