Ponto de Cultura é inaugurado

postado em: Notícias 2005 | 0
Espaço é o marco da Fábrica do Futuro
O Secretário de Programas e Projetos Especiais do Ministério da Cultura, Célio Turino, participou da inauguração do Ponto de Cultura, da Fábrica do Futuro, no Instituto Francisca de Souza Peixoto, sexta-feira, dia 10. Ele elogiou o fato de a Companhia Industrial Cataguases investir em projetos culturais, “mecanismos eficazes, que permitem o acesso da sociedade ao conhecimento”, disse.

A solenidade de inauguração do Ponto de Cultura também contou com a presença do presidente do Instituto Francisca de Souza Peixoto e do Instituto Cidade de Cataguases, Marcelo Peixoto, do coordenador do ICC e gestor cultural, César Piva, do Prefeito Tarcísio Henriques e do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Augusto Titoneli, entre outros convidados. “O dia de hoje marca o início de um importante trabalho de inclusão social e digital”, observou César Piva.

Resultado de uma parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e da Companhia Industrial Cataguases, através do Instituto Francisca de Souza Peixoto, o Ponto de Cultura faz parte do Programa Cultura Viva, onde os jovens terão acesso gratuito às novas tecnologias da comunicação.

As instalações da Fábrica do Futuro – Incubadora Cultural e Social de Cataguases – contam de cinco estúdios. O estúdio 1 vai abrigar a sala multimídia, oficinas, sendo também um espaço para vídeo conferências. O Estúdio 2 vai comportar oficinas de computação gráfica, web designer, desenvolvimento de projetos e pesquisas. Áudio e Luz, fotografia digital e ilhas de edição são oficinas que acontecerão no estúdio 3.

Já os estúdios 4 e 5 serão espaços para o Telecentro Cultural Comunitário, pesquisa tecnológica, oficinas de manutenção e meta reciclagem, secretaria executiva e sala de reuniões.