Instituto Chica Peixoto reabre Espaço Tratos Culturais

postado em: Notícias 2005 | 0
Exposição reúne obras de artistas da arte moderna doadas por Francisco Bolonha
Foi inaugurado no dia 10 de março o novo espaço de exposições do Instituto Francisca de Souza Peixoto, composto pelas salas Chico Peixoto e Marques Rebelo, por ocasião da abertura da mostra das obras de arte doadas pelo afamado arquiteto Dr. Francisco Bolonha.

O acervo, doado por Bolonha é constituído de 400 trabalhos, que serão todos restaurados num prazo estimado de dois anos. Na presente mostra, estão expostos apenas 99, entre papéis e óleos. Emeric Marcier, Anísio Medeiros, Antônio Bandeira, Antônio Maia e Ana Letícia são alguns dos artistas que compõem essa exposição e que fazem parte do acervo do Museu de Arte Moderna Francisco Inácio Peixoto, do Instituto Chica Peixoto.

A restauração das obras expostas durou oito meses, tendo sido realizado pela restauradora Laiz Assis Teixeira, que atua no ramo há mais de 20 anos. Formada em Licenciatura em Artes Plásticas e Paisagismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Laiz estudou com grandes Mestres da restauração, como o Prof. Edson Motta, e possui em seu currículo vários cursos de conservação de obras de arte, tanto no Brasil quanto no exterior, entre os quais o curso de conservação de papéis com o renomado Prof. André Le Pratt do Museu de Artes de Paris. Laiz é especialista na restauração de óleos, papéis, gravuras, esculturas e molduras antigas e desenvolve projetos de restauração junto às principais casas de Leilões do Rio de Janeiro.

Numerosas galerias e colecionadores particulares, no Brasil e no exterior, também fazem parte da sua clientela. Ultimamente tem trabalhado em dois ateliês, um deles localizado em Copacabana, no Rio de Janeiro, e outro aqui em Cataguases, no Chica. Sua vinda para Cataguases se deu a convite do colecionador Sr. Carlos Eucy, que a indicou ao Sr. Marcelo Peixoto, presidente do Instituto Chica Peixoto, visando à restauração integral dos dois acervos da instituição: o do Museu de Belas Artes de Cataguases e o do Museu de Arte Moderna Francisco Inácio Peixoto.

O Presidente do Instituto Francisca de Souza Peixoto, Marcelo Peixoto, recebeu entre outros convidados, o Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia Industrial Cataguases, José Neto, a presidente da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, Mônica Botelho, o presidente da Fundação Simão José Silva, Roberto Abramson, que elogiaram a reforma do espaço, a iluminação do ambiente que valoriza e ressalta os traços de cada obra.

A exposição ficará aberta até 10 de abril, de 8h às 11h e de 13h às 21h, de segunda á sexta-feira e até às 22h nos finais de semana.