Instituto recebe obra rara sobre o patrimônio histórico

postado em: Notícias 2005 | 0
A doação do livro contribui para o enriquecimento do acervo cultural do IFSP
Uma obra rara em tempo e importância foi doada no dia 16 de fevereiro ao Instituto Francisca de Souza Peixoto por Adair Xavier de Faria. Trata-se do livro O Município de Cataguases – Esboço Histórico – escrito em 1908 por Arthur Vieira de Rezende e Silva, com a colaboração Dr. Astolpho Vieira de Rezende, contento vastas informações sobre o contexto cultural, histórico e geográfico de Cataguases.

A obra foi recebida com entusiasmo pelo presidente do Instituto Francisca de Souza Peixoto, Marcelo Peixoto, no ano em que se comemora o centenário de fundação da Fábrica Fiação e Tecelagem Cataguases, marco da indústria têxtil local e que hoje abriga o Instituto Chica com os seus importantes projetos sociais.

Este fato também motivou a doação por Adair Xavier de Faria, pai de Adair Xavier Junior, funcionário da Companhia Industrial Cataguases, pai e filho admiradores da literatura e defensores da preservação da história.

O Município de Cataguases – Esboço Histórico – é um passeio pela história política da cidade no início do século passado, seus personagens, fatos e o desenvolvimento socioeconômico.

A doação da obra ao Instituto Francisca de Souza Peixoto veio da certeza, de que dessa forma as informações vão estar ao alcance de todos cataguasenses, “pela responsabilidade social desta instituição, que irá garantir a longevidade da obra por mais cem anos”, observou Adair Xavier de Faria ao presidente do Instituto.