Peça infantil lota o Teatro Rosário Fusco

postado em: Notícias 2004 | 0
Dezenas de crianças assistem “Pinóquio ou como se faz um menino”
Dezenas de crianças lotaram o Teatro Rosário Fusco na tarde de 9 de novembro para assistir ao espetáculo “Pinóquio ou como se faz um menino”, pelo Teatro da Juventude do Rio de Janeiro. A peça infantil é parte do “Programa Nacional de Formação de Platéias”, que vem sendo desenvolvido há 31 anos em todo o país pela companhia, cuja filosofia é transformar os pequenos em futuros consumidores de teatro.

“Não acreditamos em projetos de trazer as escolas ao teatro, nem mesmo na apresentação gratuita para o público infantil. Achamos importante envolver o adulto no processo, mobilizando-o a comparecer ao teatro com suas crianças, pagando o seu ingresso, para que elas se tornem futuros consumidores de teatro”, explica o ator Marcelo Dusi, integrante da companhia há 26 anos.

Segundo ele, o teatro não pode e nem pretende competir com outros meios, como o cinema e a televisão, pois são linguagens diferentes. “Contamos nesta peça uma história conhecida de maneira simples e direta, buscando envolver os pequenos, despertando-lhes o gosto pelo espetáculo, resgatando a fantasia infantil”, diz o ator.

“A chave do nosso trabalho é a simplicidade, marca que ao longo de décadas nos têm colocado numa posição de vanguarda nesse campo”, afirma o teatrólogo Luiz Arthur, autor e diretor do espetáculo.