Melhor experiência pedagógica da Zona da Mata Mineira

postado em: Notícias 2004 | 0
Professora que atua na Biblioteca Digital será premiada pelo “Programa Semeando”
A professora Mônica Talarico Athouguia de Oliveira, que dá aulas na Biblioteca Digital Josué Inácio Peixoto para seus alunos das Escolas Municipais Flávia Dutra e Lysis Brandão da Rocha, vai receber no dia 30 de outubro, em Belo Horizonte, o prêmio de melhor experiência pedagógica da Zona da Mata Mineira, pelo “Programa Semeando”, do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Para concorrer ao prêmio do programa, cujo tema foi “Ética e Cidadania”, a educadora apresentou todo o trabalho que foi desenvolvido com seus alunos nos meses de agosto e setembro. Entre eles destacam-se a campanha do agasalho, realizada em conjunto com a BDJIP; as visitas às indústrias da cidade que trabalham com reciclagem, como a Cataguases de Papel, a Fábrica de Papelão e a Equiplastic; as visitas às estações de tratamento de água e de efluentes industriais da Companhia Industrial Cataguases; plantio de árvores; entrevistas com os candidatos à prefeito de Cataguases e com alguns candidatos à vereador; implantação da coleta seletiva de lixo nas escolas, através do “Campeonato do lixo reciclado”; passeata e entrega de manifesto às autoridades locais e à população; troca de e-mails e informações sobre o assunto com os alunos do Colégio Santo Antônio, de Belo Horizonte.

“Me sinto muito realizada com o prêmio, porque desde 2001, quando nossa cidade passou a fazer parte do Programa Semeando, eu participo com minhas experiências pedagógicas, e agora em 2004, conquistei essa vitória. Além disso, é um projeto sério e de grande valor para as escolas”, revelou ela.