Sala Tratos Culturais abre mostra do pintor Ivan Marquetti

postado em: Notícias 2004 | 0
Flores, paisagens e interiores marcam a exposição do artista, falecido em outubro
No dia 6 de novembro foi realizado, na Sala Tratos Culturais, o vernissage da primeira mostra do artista Ivan Marquetti após seu falaecimento, ocorrido no mês de outubro, em Ouro Preto (MG).

Artista consagrado nacionalmente, Marquetti era dono de uma linguagem cheia de vigor pictórico, sempre comprometida com a afirmação estética, na qual as cores vibram em intensidade e pureza cromática, em espessas camadas de tinta.

As obras expostas do pintor retratam paisagens, flores e interiores, e são impregnandas de lirismo e expressividade. O evento, que contou com a presença da filha do artista, Emiliana Marquetti, e do colecionador de suas obras, Sérgio Pereira Silva, teve o objetivo de homenageá-lo, tendo sido prestigiado pela comunidade local e por convidados das cidades de Belo Horizonte e Ouro Preto, como a curadora e chefe do departamento de museologia do Museu da Inconfidência, Margareth Monteiro, o fotógrafo Cristiano Quintino, a produtora cultural Fernanda Gomes e o artista plástico Roberto Sussuca, entre outros.

A crítica de arte e colecionadora, Celma Alvim, de Belo Horizonte, presente ao vernissage, aproveitou para rascunhar um texto sobre a obra de Marquetti para um livro que será lançado no próximo ano e, entusiasmada, ofereceu-se para trazer sua coleção de Carlos Scliar para uma exposição no próximo ano, no Instituto Francisca de Souza Peixoto.