Projeto “Vá ao Teatro Rosário Fusco” tem nova atração

postado em: Notícias 2004 | 0
Peça “Chico Rosa” reverencia Noel Rosa e Chico Buarque, grandes nomes da MPB
Um público animado assistiu, na noite do dia 24 de setembro, à peça “Chico Rosa”, do grupo Cara de Palco, de Belo Horizonte, no Teatro Rosário Fusco. O espetáculo narra um fictício encontro dos compositores Noel Rosa e Chico Buarque, numa mesa de bar, onde, entre canções, piadas e casos pitorescos, são relatados trechos de suas biografias.

Para escrever o texto, o grupo pesquisou a vida e a obra dos dois compositores. A principal fonte sobre Noel foi uma gravação histórica em CD de todas as suas músicas, pela Funarte. O grupo também ouviu programas de Almirante, que foram ao ar na década de 50 na Rádio Tupi, e uma entrevista de Araci de Almeida para a TV Cultura. Além disso, duas biografias do compositor, uma escrita por Almirante e outra por João Máximo e Carlos Didier, foram as principais fontes históricas dos fatos narrados no texto, com destaque para a passagem de Noel por Belo Horizonte em 1935.

As pesquisas sobre Chico Buarque foram feitas por meio da leitura de suas entrevistas e do seu song-book, editado por Almir Chediak. Das mais de quinhentas músicas ouvidas, o grupo escolheu trechos de quarenta. Foi feita também uma versão de uma música de Noel Rosa: “É Preciso Discutir”, dueto que, nesta nova versão, narra o encontro de Noel com Chico, resumo do espetáculo “Chico Rosa”.

A peça, que será reapresentada neste sábado, 25 de setembro, é mais uma atração do projeto “Vá ao Teatro Rosário Fusco”, realizado pelo Instituto Francisca de Souza Peixoto, através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, com o oferecimento da Fundação Simão José Silva e Grupo Química Cataguases, gestão do Instituto Cidade de Cataguases e hospitalidade do Hotel Cataguases.

Os ingressos podem ser adquiridos através da troca por uma lata de óleo de cozinha, 1kg de açúcar ou de pó de café, que serão posteriormente doados ao Asilo são Vicente de Paulo.