Candidatos à Prefeitura de Cataguases em debate

postado em: Notícias 2004 | 0
Primeiro debate político da história de Cataguases realiza-se em clima democrático
Os quatro candidatos ao pleito de 3 de outubro, para o cargo máximo do executivo municipal de Cataguases, se reuniram na manhã do dia 4 de setembro, no Teatro Rosário Fusco, para o primeiro debate político da história do município. A iniciativa da Rádio Brilho e do ICC (Instituto Cidade de Cataguases), apoiada pelo Instituto Francisca de Souza Peixoto, foi transmitida ao vivo para toda a cidade, que acompanhou o programa atenta aos projetos e idéias de cada participante.

César Samor, do PC do B, Maria Lúcia, da coligação que tem à frente o PFL, Pedro César, do PT, e Tarcísio Henriques, da coligação que tem à frente o PMDB, falaram ao longo de mais de três horas sobre seus projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, emprego e renda, habitação, saneamento básico, entre outros tópicos de interesse da comunidade local.

O debate, que foi previamente acordado em suas regras pelos assessores diretos dos candidatos, foi dividido em sete blocos. No primeiro, os candidatos fizeram uma saudação aos eleitores. Em seguida, responderam a perguntas feitas pelo presidente da mesa e mediador do debate, o radialista Souza Mendonça. O terceiro bloco contou com a participação popular, com perguntas feitas por moradores de diferentes bairros da cidade. Em seguida, a diretoria executiva do ICC apresentou questionamentos aos pleiteantes do executivo municipal.

No bloco seguinte, cada candidato teve o direito de perguntar a dois de seus oponentes, tendo também a oportunidade de responder a duas perguntas que lhes foram dirigidas pelos mesmos. O sexto bloco contou com a participação de membros da diretoria colegiada do ICC, que também ofereceram perguntas. Por fim, no sétimo e último bloco, cada um dos quatro candidatos à Prefeito de Cataguases pôde fazer a sua saudação final.

O debate transcorreu em clima de harmonia, onde a discussão de idéias, projetos e ações suplantou as diferenças ideológicas, revelando-se em verdadeiro evento democrático. Os quatro candidatos se reunirão novamente no dia 25 de setembro para uma segunda rodada de perguntas, quando acontece um novo debate entre os pleiteantes à Prefeitura de Cataguases.