Stephen Waechter no Instituto Francisca de Souza Peixoto

postado em: Notícias 2004 | 0
Violonista americano é aplaudido de pé pela platéia do Teatro Rosário Fusco
Um público entusiasmado aplaudiu de pé o violonista americano Stephen Waechter, que se apresentou na noite de 27 de julho no Teatro Rosário Fusco, dentro da programação de comemoração dos 5 anos do Instituto Francisca de Souza Peixoto. O músico interpretou um belo repertório, composto em sua maioria por música brasileira, com peças de compositores como Heitor Villa Lobos, Dilermando Reis e Ivo Parreira, que compõem seu novo CD, “Alma Apaixonada”.

Stephen Waechter vem se apresentando desde 1974, sendo sempre destacado pela crítica especializada. O New York Times o descreveu como um músico de uma sensibilidade incomum, onde a musicalidade se expressa através de um fraseado vívido e expressivo. Para ele, uma das grandes lições artísticas que recebeu da vida foi a de tocar para expressar e não para impressionar.

Graduado pela Universidade de Denver e bacharel em música pelo Wheaton College Conservatory de Illinois, o violonista estudou com Samuel Guarnaccia, Jonh Mavreas, Harold Best e Ricardo Iznaola. Participou de masterclasses com André Segovia, Cristopher Parketing, Jose Tomas, Jose Luis Rodrigo, Bem Verdery, Gilbert Biberian, Paul O’Dette e Eugenia Earle. Além de se apresentar em recitais, o violonista acompanha diversos grupos musicais e orquestras, dá aulas, ministra masterclasses e escreve sobre novos lançamentos em CD de música para violão na Guitar Foundation of America’s Soundbord Magazine.