Instituto Francisca de Souza Peixoto recebe doação

postado em: Notícias 2004 | 0
Crucifixo da antiga Igreja de Santa Rita é agora parte do acervo da instituição
O Instituto Francisca de Souza Peixoto recebeu uma importante doação no dia 11 de julho, que passará a fazer parte de seu acervo de obras de arte. Trata-se de um crucifixo, datado do século XIX, em madeira, de autor desconhecido, que adornou a sacristia da antiga Matriz de Santa Rita de Cássia.

A doação foi feita por Antônio Fabrino Baião, 92 anos, que guardava a obra desde 1960, quando a adquiriu junto ao Padre Solindo, um dos mais destacados religiosos de Cataguases no século passado.

Apaixonado por antiguidade, Antônio Fabrino Baião, que atualmente reside em Belo Horizonte (MG), foi coroinha da Matriz de Santa Rita de Cássia, na época do Vigário João Crisóstomo Campos. “Lembro-me dessa imagem que ficava em um nicho de madeira em cima de um arcaz, onde eram guardados os paramentos litúrgicos e alfaias”, conta ele.

O crucifixo foi inteiramente restaurado pela neta do doador, Juliana Márcia Ferraz Fabrino, formada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Minas Gerais, com pós-graduação em restauração de arte pela UFMG.