ICC promove palestra sobre patrimônio cultural

postado em: Notícias 2004 | 0
Professora da UFMG fala sobre desenvolvimento urbano e sócio-econômico do município
Estudantes, arquitetos, engenheiros e pessoas da comunidade participaram no dia 25 de junho, no Centro Cultural Humberto Mauro, da palestra “Patrimônio Cultural – Dilemas e Desafios”, proferida pela professora Celina Borges, da Escola de Arquitetura da UFMG. O evento foi promovido pelo ICC (Instituto Cidade de Cataguases), e é parte do Programa de Arquitetura Pública, uma das primeiras e mais inovadoras ações da instituição.

Durante a palestra, a professora, que é arquiteta e doutora em ciências sociais pela IFCH/Unicamp, mostrou modelos de desenvolvimento urbano e sua articulação com a evolução sócio-econômica das comunidades. Ao final, Celina Borges respondeu aos questionamentos da platéia.

Sobre o Programa de Arquitetura Pública, em que o ICC tem como principal parceiro a UFMG, a professora considera a iniciativa bastante positiva. “A universidade está aberta e ela tem uma competência instalada que só tem razão de existir quando se articula com outros setores. E nada melhor do que uma instituição como o ICC para viabilizar a chegada da universidade até a comunidade”, disse ela.