Marcelo Xavier em Cataguases

postado em: Notícias 2004 | 0
Projeto “Vá ao Teatro Rosário Fusco” traz consagrado autor de literatura infantil
Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, o projeto “Vá ao Teatro Rosário Fusco” trouxe a Cataguases o consagrado escritor e ilustrador de literatura infantil Marcelo Xavier para o lançamento de seu mais recente livro, “3 Formigas Amigas”, e do CD “Mitos”. Além disso, o autor acompanhou o grupo teatral “Cia. Candongas”, de Belo Horizonte, que apresentou o espetáculo “O Folclore de Mestre André”, baseado em um de seus livros.

O evento teve o apoio do Proler, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a participação de vários projetos do Instituto Francisca de Souza Peixoto que envolvem jovens e crianças, como a Biblioteca Digital Josué Inácio Peixoto, o GPTo Teatro de Bonecos, o projeto Vira-a-Lata e o grupo Doutores Cura-Cura, que participaram de oficinas ministradas pelo escritor.

Marcelo Xavier é autor, ilustrador de literatura infantil e artista plástico. Em seu ateliê “Oficina Mágica”, em Belo Horizonte, trabalha, desde 1978, com a pesquisa e criação em artes visuais e audiovisuais, realizando projetos de cenografia, figurinos e adereços para teatro, dança, televisão e carnaval.

Como autor e ilustrador já publicou oito livros que, unindo textos e ilustração tridimensional, já receberam o reconhecimento do público e os principais prêmios literários do País, entre eles o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (1986,1993 e 2001); Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte (1990 e 1993); Prêmio da Associação Brasileira de Escritores (1997) e Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (1987, 1990, 1993, 1998 e 2001).

Os livros “Tem de tudo nesta rua” e “Asa de Papel” já foram editados em espanhol, inglês e japonês. Em 2002, Marcelo Xavier lançou “Mundo de Coisas” e, em 2003, foi a vez de “Se criança governasse o mundo”.

O projeto “Vá ao Teatro Rosário Fusco”, que possibilitou a vinda de Marcelo Xavier a Cataguases, é uma iniciativa do Instituto Francisca de Souza Peixoto, através da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o oferecimento da Fundação Simão José Silva, gestão do Instituto Cidade de Cataguases (ICC), e hospitalidade do Hotel Cataguases.