“Qualquer um pode suportar o suportável. O objetivo do karateca é suportar o insuportável.” – GogenYamaguchi

O Karatê é uma arte marcial que trabalha técnicas de ataque e defesa, em que a disciplina e a concentração são fundamentais para o desenvolvimento da prática.

O esporte proporciona grande condicionamento cardiovascular e muscular, além de beneficiar a coordenação motora e visual, a mobilidade das articulações e fortalece a imunidade e a resistência física do indivíduo. A arte marcial exige exercício mental em que o lutador passa a criar estratégias e aprende a controlar as suas emoções. Com o tempo de treinamento, o praticante desenvolve ainda o lado espiritual e pessoal, estimulando e construindo valores como confiança, foco, autocontrole e o caráter.

O Karatê é uma arte marcial milenar e sistema de auto-defesa que originou-se na cidade de Okinawa, sul do Japão, sendo também fortemente influenciada  por grandes e antigas tradições filosóficas chinesas. A palavra Karatê, acrescida da partícula “Do” – “Karatê Do” – que no Japão é utilizada dessa forma, significa “caminho das mãos vazias”, acrescentando à luta os aspectos filosóficos e físicos. Com esta base, os praticantes não usam armas para atacar ou defender, apenas as “armas naturais”, ou seja, o próprio corpo (mãos, braços, pernas, pés e etc.), trabalhando os reflexos de visão e inteligência e, disciplinando o corpo e a mente.

O nível atingido por cada karateca é classificado através de um sistema de faixas coloridas (intitulada “Classe Kyu”), na seguinte ordem: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa e marrom. A faixa branca é indicativa de principiante. Já a faixa preta, é conseguida por quem atingiu todos os conhecimentos da “Classe Kyu” e domina a arte marcial por completo (intitulada “Classe Dan”).

Não existem barreiras e limites para a prática que pode ser iniciada em qualquer idade, inclusive por crianças, trabalhando nos pequenos a disciplina e a concentração.

As aulas são ministradas no Instituto Francisca de Souza Peixoto, mantido pela Companhia Industrial Cataguases, pelo Sensei Ivair, 1º Dan. O Karatê aplicado no Instituto é o intitulado “Shotokan”. As aulas acontecem em diversos dias e horários, para atender a todo tipo de público. As turmas são compostas por crianças, adolescentes e adultos, dentre os quais se destacam alguns medalhistas. Os alunos são registrados na “Federação Mineira de Karatê”, que é o órgão oficial do esporte em Minas Gerais e filiado à “Confederação Brasileira de Karatê” (CBK), vinculado ao Comitê Olímpico Brasileiro.

 

 

Galeria de Fotos: