“A Capoeira é completa, pois é preciso cantar, tocar, dançar, lutar, estudar o contexto histórico, ensinar e sorrir com humildade. Logo, é uma filosofia de vida.” – Ru Aisó

A arte que engloba várias artes: isto é Capoeira. Uma atividade física rica e diferenciada que reúne luta, cultura e música e pode ser praticada em qualquer idade. Este esporte proporciona inúmeros benefícios para a saúde física e mental.

A prática trabalha toda a musculatura do corpo, tornando-a mais alongada e aumenta a flexibilidade e a agilidade do capoeirista, além de auxiliar as funções cardiorrespiratórias. Proporciona ainda técnica, força, coordenação motora e equilíbrio estático/dinâmico. Seu ritmo forte e marcante, como a roda, a ginga e a presença da música, são os pontos que tornam o exercício tão diferenciado e rico em seus benefícios.

A história da capoeira começou no século XVI, na época em que o Brasil ainda era Colônia de Portugal. Surgiu disfarçada de dança, como instrumento muito importante da resistência física e cultural dos escravos. No ano de 2008, a roda de capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com base em inventário realizado nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. E em 26 de novembro de 2014, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), declarou também a roda de capoeira como sendo um patrimônio imaterial da humanidade. De acordo com a organização, a capoeira representa a luta e a resistência dos negros brasileiros contra a escravidão durante os períodos colonial e imperial da nossa história. No dia 3 de agosto é comemorado o Dia do Capoeirista.

A arte da capoeira vem conquistando espaço e sendo considerada também uma atividade de inclusão social, pois atua com a prática de valores como respeito a regras, competitividade, solidariedade, cidadania, ludicidade e muita diversão, além de promover a autoestima e a socialização dos participantes.

Não existem barreiras para a sua prática que pode ser iniciada em qualquer idade, inclusive por crianças. Na realidade, quanto mais cedo iniciada, contribuirá ainda mais com o desenvolvimento do caráter físico e mental do indivíduo.

As aulas são ministradas pelo Instrutor Maycon Vilela, o famoso Chinês e, o Instituto oferece turmas nos seguintes dias e horários: às terças e quintas-feiras, na parte da manhã, nos horários de 8 às 9h; no final da tarde, de 17 às 18h e, na parte da noite, de 20 às 21:30h, para atender a todo tipo de público.  As aulas são realizadas na sede do Instituto Francisca de Souza Peixoto, que é mantido pela Companhia Industrial Cataguases e que sempre oferece atividades diferenciadas para todos.

 

 

Galeria de Fotos: