Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança, mas a paixão que vai na alma de quem dança.” – Augusto Branco

As aulas de Balé do Instituto Francisca de Souza Peixoto objetivam trabalhar as diferentes técnicas do gênero aplicadas à muita disciplina, foco e concentração.

Com base nos princípios como: postura, verticalidade, versatilidade e rigidez corporal, uso do “en dehors” (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, leveza, harmonia e simetria, a prática é ensinada e informada também como forma de arte e expressão.

BALÉ

As diferentes técnicas, entre elas também a mímica e atuação, são trabalhadas ao longo do ano pelas turmas e, ao final da etapa, como culminância é montada uma coreografia que resulta em uma grandiosa apresentação, ora autoral, ora adaptada de algum clássico literário ou musical.

O balé é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança. A sua forma mais conhecida e também aplicada no Instituto é o “Balé Romântico” ou “Ballet Blanc”, que valoriza os bailarinos em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos.

O projeto, aberto à comunidade e aos colaboradores da Companhia Industrial Cataguases, que também é a mantenedora do Instituto Francisca de Souza Peixoto, está ativo há mais de 10 anos e já foi composto por diversos professores e profissionais da área da dança e também da Educação Física, que contribuíram para a construção e o valor de sua história. Atualmente é ministrado pela Professora Elisângela Rodrigues, formada em Educação Física e Especializada em Dança e Balé Clássico e, como auxiliar, o artista Maycon Carvalho. O projeto integra o programa de atividades do Instituto e as aulas são realizadas na sede da instituição, em um amplo espaço adequado ao desenvolvimento dos alunos e de todo o trabalho.

As turmas são formadas por bailarinas de diversas idades, desde crianças até adultos, em diversos dias e horários para atender a todo formato de público.

Acompanhe mais sobre o Balé e outros projetos do Instituto acessando a página virtual de nosso site ou através da nossa fanpage no Facebook.

Venha à nossa sede e agende sua aula experimental. Conheça a prática e seus diversos benefícios para a saúde física, mental e como inclusão social.

 

 

Galeria de Fotos: