Praça Manoel Inácio Peixoto, nº 136, Centro, Cataguases/MG CEP 36770-073 (32) 3421-4910
NOTÍCIAS

Agosto, mês de aniversário do Instituto Francisca de Souza Peixoto (CHICA) 27/08/2018

Nesse mês de agosto o Instituto Francisca de Souza Peixoto, carinhosamente reconhecido pela comunidade como Instituto Chica, completou 19 anos e quem ganhou o presente foram os estudantes, professores e empreendedores da cidade de Cataguases e região da Zona da Mata mineira.

As ações, conectadas aos eixos da instituição: “Criatividade, Inovação e Conexão Social” foram ofertadas gratuitamente a cada semana do mês para a comunidade, com o objetivo de motivar o empreendedorismo, o empoderamento e a autonomia juvenil.
Além dos 40 jovens assistidos pela Instituição, participaram estudantes e professores das escolas estaduais Francisco Inácio Peixoto e Manoel Inácio Peixoto, além do SENAI, Colégio Equipe de Cataguases, UEMG e UNOPAR em oficinas práticas, palestras e minicursos ofertados durante todo o mês de agosto, prestigiando 675 participantes.

Todas as atividades de aniversário do Instituto contaram com o protagonismo de membros da comunidade e de colaboradores da Companhia Industrial Cataguases, a mantenedora do Instituto Chica.

Diversos colaboradores da Companhia Industrial Cataguases atuaram solidariamente das atividades, ministrando oficinas práticas, rodas de conversas e palestras para os jovens estudantes e seus professores. O setor de Meio Ambiente da Industrial foi representado por Renato de Oliveira Marques, Leonardo de Oliveira Cordeiro e Inara Corrêa da Rocha. Já o setor do Design foi representado por Lívia Cardoso, Rochester Cipriano e Lucas Sant’Ana. Além desses, estiveram presentes o Diretor Industrial, Marco Aurélio Rodrigues, a Gestão de Desenvolvimento Organizacional da Cia. Industrial com Emanoella Oliveira Castro e Rafaela Lanes, a Assistente Social da indústria, Valéria Lanzaroni e a Enfermeira do Trabalho, Chayene Aparecida Assis, que realizaram encontros com a juventude local em temáticas como Gestão e Inovação, Protagonismo Jovem, Direitos da Juventude e Saúde e Prevenção Juvenil.

As festividades deram início no dia 09 de agosto com uma confraternização ao som do saxofone de Lucas Roberti e voz e violão de François Feijó e Letícia da Silva Sigilião. Lucas Roberti é Advogado, professor e amigo do Instituto, realizando encontros musicais com a juventude e coordenando com Francois Feijó o Coral Chica, nas instalações da instituição todas as sextas feiras.

A comunidade local se mobilizou durante todo o mês para o evento, que contou com a presença de convidados de diversas áreas. A Neurologista Dra. Glaucia Quinderé, trouxe o tema O Foco, Os Hábitos e a Neurociência, a Fisioterapeuta Lavínia Soares Lacerda de Sousa, contribuiu com o encontro “Habite Seu Corpo: Conhecimento Corporal e Conexão Social” e a Psicóloga e Coaching, Célia Aparecida de Oliveira Garcia, da Orienta Desenvolvimento Organizacional, contribuiu com palestras sobre o Autoconhecimento e o
Mercado de Trabalho.

O ilustrador e dançarino Fabiano de Souza Rocha ( Banna) ofertou a oficina de ilustração e grafitismo, a produtora cultural Marcella Alves ministrou a oficina Coreografias nas Performances Contemporâneas, Gisely Carolina Machado Melo trouxe a oficina prática de Figurinos e Costura Criativa e Gabryel Dionísio com Alcione Martins ofertaram a oficina Geração Turbantes e exposição de trabalhos realizados em Tecelagem Manual. A produtora cultural Liliane de Paula Mendonça, juntamente com a equipe Mundo Meu ( Ícaro Furtado de Sousa, Carlos H. Soares Reis e Lucas Aguiar) ministrou a oficina Aprendizagem Cultural Criativa para arte-educação, os jovens Engenheiros de Controle e Automação, Elder Tomazinho e Murilo Mendes, contribuíram com a palestra Como Obter Inovação de Baixo Custo Nas Empresas e o Designer Marcelo Toko ofertou a oficina “Patrimônio Modernista: Estudo e Construção de Maquetes”.

As atividades contaram ainda com as ilustres contribuições do professor pesquisador Luís Leitão que trouxe para os jovens a História e a Cultura Medieval, da professora da UEMG e mestra Camila Cravo que contribuiu com a riqueza da Vida e Obra de Monteiro Lobato e da professora Jacqueline Gouvêa que trouxe a importância dos Estudos Literários na Construção da Linguagem Teatral.

Finalizando suas atividades de aniversário, o Instituto Francisca de Souza Peixoto foi presenteado pela Cia Truks de São Paulo, que ofertou
gratuitamente em suas instalações, dias 18 e 19 de agosto, a oficina Objetos Cênicos para 30 representantes de grupos culturais de Cataguases. As oficinas da Cia. Truks se realizam por meio do incentivo do Ministério da Cultura pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Petrobras e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Energisa, a parceira também contou com o apoio cultural local da Fundação Simão José Silva, Projeto Girarte e Cia 100 Roteiro.

O mês de agosto se encerra, registrando que nossos jovens têm sede de aprender e de fazer e, deixa as marcas da solidariedade de atores sociais que se unem dispostos a enfrentar os conflitos contemporâneos para fazer um mundo melhor. O Instituto Francisca de Souza Peixoto agradece a todos que estiveram presentes e que se mobilizaram para fazer um agosto de grandes aprendizados e ensinamentos.

últimas notícias

Agosto, mês de aniversário do Instituto Francisca de Souza Peixoto (CHICA) 27/08/2018

Nesse mês de agosto o Instituto Francisca de Souza Peixoto, carinhosamente reconhecido pela comunidade como Instituto Chica, completou 19 anos e quem ganhou o presente foram os estudantes, professores e empreendedores da cidade de Cataguases e região da Zona da Mata minei continuar lendo

Aniversário do Instituto Francisca de Souza Peixoto (Chica) 26/07/2018

Agosto é o mês de Aniversário do Instituto Francisca de Souza Peixoto (CHICA), e quem ganha o presente é você! Programação GRATUITA Serão dezenas de Oficinas, rodas de conversas e palestra, divididas em 5 módulos: - Design, Re continuar lendo

Lista de SELECIONADOS para MINI CURSO de ilustração e grafitismo. 18/07/2018

As aulas iniciam nessa quarta, 18/07, e os  selecionados devem comparecer às 14h no Instituto Chica (Praça Manoel Inácio Peixoto, 86 - Centro). Não necessita trazer material.  O não comparecimento elimina a participação no curso. Aqueles q continuar lendo

CRIA MAGIA: Instituto inaugura "Circuito Cultural" 11/06/2018

O Instituto Francisca de Souza Peixoto, por meio do programa Mundo Meu Micromundos, recebeu no dia 26 de maio, jovens e familiares, com objetivo de apresentar  uma nova rota cultural para estudantes e professores da comunidade e região. O momento, intitulado Cria Magia, teve como base a continuar lendo
Instituto Francisca de Souza Peixoto - 2016 Todos os direitos reservados