CRIA MAGIA: Instituto inaugura “Circuito Cultural”

postado em: Notícias 2018 | 0

O Instituto Francisca de Souza Peixoto, por meio do programa Mundo Meu Micromundos, recebeu no dia 26 de maio, jovens e familiares, com objetivo de apresentar  uma nova rota cultural para estudantes e professores da comunidade e região. O momento, intitulado Cria Magia, teve como base a ciência e as artes em experimentos e cenografias, que utilizam do conceito da Aprendizagem Criativa.

O Cria Magia proporcionou surpresas e curiosidade ao público. Recebidos por personagens da literatura e da mitologia brasileira, as pessoas se encantaram com o Percurso Cultural no Instituto, que teve a exposição dos bonecos do Grupo de Teatro GPTo, a Tecelagem Manual, Oficina de Marcenaria e Artes e a Oficina de Aprendizagem Criativa com os experimentos científicos produzidos pelos 27 jovens frequentadores do programa Mundo Meu. Além disso, grupos de dança e teatro proporcionaram uma animação à parte na praça que fica em frente à instituição.  O renomado ballet da Academia Assunta Leone sensibilizou os olhares mais atentos, o grupo Eclipse fez bater os pezinhos mais curiosos e balançar os ombros mais antenados no estilo  dança de rua. O grupo teatral 100 Roteiro tirou risadas e aplausos da diversificada plateia de todas as idades. “ Não esperava tanta gente para nos ver dançando. Senti que as pessoas gostaram. Fiquei muito feliz e quero me apresentar novamente no Instituto”, diz Nicole Silva, integrante do Grupo Eclipse e estudante da Escola Estadual Clóvis Salgado.

Dentro da programação , além dos experimentos robóticos, brincadeiras de circo, artes plásticas e marcenaria criativa, chamou atenção da criançada, os games em Scratch, uma plataforma virtual livre para construção e uso de jogos educativos. Patrícia Marques , moradora do distrito de Sereno, levou o filho, João Pedro, segundo ela,  ele gostou tanto que falou por horas do Cria Magia no seguinte. “ Ele gostou muito dos experimentos robóticos. Ficou curioso porque ele tem interesse  no  mundo eletrônico. Agora, ele vai voltar para participar da oficina de robótica criativa do Instituto”, diz contente a mãe, empolgada com o desenvolvimento do filho.

O Cria Magia deixou gosto de quero mais. A professora Daniela Lacerda, se divertiu, “ Fiquei muito feliz com a revitalização do Instituto. A instituição nos proporcionou um circuito belo, inteligente e criativo”, fiz Daniela.

A Rede de Aprendizagem Criativa, da qual o Instituto Francisca Peixoto é representante regional, conta com o apoio da Fundação Lemann e do MIL Média Lab, dos Estados Unidos. Participaram dessa ação cultural, junto ao Instituto, a empresa Água Hélios e a Fundação Simão José Silva. O próximo Cria Magia acontecerá em julho, e será temático, a ideia agora é brincar e aprender através da Idade Média. Vem emoção forte por ai.