Belos, criativos e conectados

postado em: Notícias 2018 | 0

“Uma oportunidade de conhecer coisas novas, dialogar sobre profissões e ainda vivenciar um dia no Instituto”, diz Jaiane Siqueira Machado de 16 anos, aluna da Escola Estadual Professor Quaresma. A afirmativa dela diz respeito ao mercado de trabalho e as temáticas sociais que envolvem a mulher nos dias atuais, tema central de uma ação promovida pelo Programa Mundo Meu Micromundos do Instituto Francisca de Souza Peixoto, no último sábado (17) em suas dependências. Jovem Bela, Criativa e Conectada,  foi idealizado para fazer a conexão entre empresas, instituições de ensino e a juventude.  A ação teve foco em garotas de 15 a 18 anos, mas surpreendeu ao conquistar também os garotos da mesma faixa etária.

A estrutura da ação contou com a participação de diversos setores da sociedade, que por meio de depoimentos ou apresentações, interagiram com os jovens. “Um dia extremamente esclarecedor com abordagem social, financeira, além de informações sobre direitos e deveres do cidadão. Além disso, observei que os convidados promoveram a autoestima no público quando abordaram a questão feminina num olhar que valoriza a mulher sem desmerecer o homem”, comentou a psicopedagoga Andréa Coelho, representante das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC/UNIS),PARCERIACOM IFSP. A alto-estima, aliás, esteve na fala da instrutora do Senai, Gisely Machado Melo, que iniciou suas atividades profissionais no próprio Instituto. “A atividade voluntária ou social repercute além do currículo. No Instituto desenvolvi minha capacidade de relacionamento e isso é muito importante no mercado de trabalho, mas também me ajudou muito enquanto estudante para vencer os desafios financeiros e continuar estudando.”

A importância de continuar estudando, apesar das intempéries da vida cotidiana, foi pauta em todas as apresentações. O Núcleo de Assessorias Jurídicas da Companhia Industrial Cataguases, Suellen Novaes e Stefany Carli, relataram a experiência de atuarem no mundo corporativo, meio ainda predominantemente masculino. Ambas foram mães jovens e conviveram com as estratégias para equilibrar a vida materna e profissional, sem paralisar ou abandonar os estudos. “Nossa constituição é seletista e o mercado de trabalho também. Apesar de todas as lutas e esforços, ainda somos discriminadas em questões salariais e até na forma de tratamento. É uma característica nacional, presente em todos os segmentos do mundo corporativo”, diz Suellen. Stéfany completa: “Nunca desistam de estudar, todos os problemas e questões a serem enfrentados, serão amenizados com o conhecimento”. A questão feminina foi também muito lembrada por Gláucia Teodoro , diretora regional da empresa Mary Key de maquiagem:” Se fala muito do empoderamento feminino, mas esse empoderamento feminino é comportamental”, concluindo sua fala que abordou aspectos do vestuário ideal para as ocasiões do mundo profissional. Um dos assuntos que mais rendeu perguntas foi a orientação profissional, ministrado pela psicóloga Célia Garcia, da empresa de coach e consultoria profissional Orienta Desenvolvimento Humano. Segundo Célia conseguir uma vaga no mercado está difícil, mas o certo é que essas vagas existem e os candidatos devem estar preparados, “Não precisa ser um líder, se você não é. Mas é necessário conhecer a si próprio, ser autêntico, verdadeiro durante uma entrevista de emprego ou até mesmo em uma dinâmica de grupo.”

Quem participou não se arrependeu. Rafael Luiz da Silva, de 17 anos, estuda na E.E. Francisco Inácio Peixoto, junto com outros dois amigos e tomou a iniciativa de interagir com a ação, inicialmente pensada para as mulheres, por que tem interesse em começar a vida profissional –  “Muito interessante tudo que foi falado. São assuntos poucos debatidos no meio onde vivo. Também quero voltar ao Instituto e conhecer mais sobre os trabalhos idealizados e realizados por jovens como eu”.  Para fechar essa matéria, nada melhor do que a observação da Jéssica Silva, de 16 anos, estudante da E. E. Professor Quaresma, “ Aprendi muito no dia de hoje. Assuntos interessantes os quais pude tirar muitas dúvidas, principalmente sobre como estar preparada para iniciar minha vida profissional. Já estou torcendo para a próxima ação junto aos jovens no Instituto.”

Colaboraram com a ação do Instituto Francisca de Souza Peixoto ainda outras profissionais de destaque em nossa sociedade. Julia Rocha, jovem figurinista de diversas produções teatrais e audiovisuais. Emanoella Castro, coordenadora de Desenvolvimento Profissional da Companhia Industrial Cataguases, Mariana Peixoto da grife Odara, arquiteta e jovem empreendedora social com a Bendita Feira e Odara.

A integração da equipe Mundo Meu e 100Roteiro de Teatro foi fundamental para a realização do evento.