Literatura e Pintura

postado em: Notícias 2010 | 0
Quatro nomes das artes figuram o Museu de Belas Artes
O Museu de Belas Artes de Cataguases recebe neste mês de outubro quatro nomes das artes. Na literatura, Iacyr Anderson Freitas e Fernando Fiorese lançaram os livros Viavária e Aconselho-te Crueldade, respectivamente e, nas pinturas, Francisco Severino expõe Pinturas, na sala Marques Rabelo e Célio Brum, Nosso Pai, na sala Francisco Inácio Peixoto.

A mostra de Francisco Severino resgata obras de 1998 até os dias atuais, as quais ele define como um ‘apanhado’ dos seus 35 anos de carreira e destaca a sua interpretação sobre a cidade de Descoberto e região, onde reside. Para esta exposição, Severino traz uma série intitulada Via Sacra “Visitei uma igreja em São João Nepomuceno e nela observei as pinturas de um artista italiano, há o detalhe do Cristo com vestimenta vermelha que me chamou a atenção, então fiz a minha leitura”, explicou o artista.

Célio Brum, também adepto da técnica óleo sobre tela, mostra 46 telas produzidas durante os 33 anos de carreira, assim pode-se admirar o espatulado, bico de espátula, o acadêmico, entre outros. Ele diz que sua inspiração vem da observação e análise do trabalho de outros artistas e, quando pinta, o quadro já está pronto na mente “Dentro da tela eu me concentro, meu tempo se torna completo, esqueço do mundo, é uma terapia completa”.

Para engrandecer ainda mais a noite, os escritores Iacyr e Fernando autografaram livros e falaram sobre a aventura e o prazer que a literatura proporciona. Ambos moram em Juiz de Fora e atualmente fazem uma espécie de turnê para divulgação das obras. O primeiro faz poesias e comemora 30 anos de atividades literárias: “Escrevo sobre tudo e todos e penso que a essência da poesia é a oralidade”. O jornalista Fernando Fioresse lançou seu primeiro livro de contos e admite que a escolha do gênero literário deve-se ao fato de uma maior possibilidade de ser lido: “Este livro fala da crueldade, de pequenos atos e pensamentos cruéis que às vezes passam despercebidos”, sobre os contos, o autor diz “Gosto de pensar no escritor a possibilidade de não se prender a nenhum estilo”.

O Museu de Belas Artes está localizado no Instituto Francisca de Souza Peixoto, com horário para visitação das 9 às 11 horas e das 13 às 21 horas, finais de semana e feriados das 9 às 22 horas.