“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.” – Joseph Pilates

O projeto Tecendo Vidas trabalha o corpo com disciplina e também muita diversão e entretenimento. Com base nos princípios da Fisioterapia e através de métodos lúdicos e de jogos dirigidos preparados especialmente para as aulas, são trabalhadas as articulações e movimentos na terceira idade, afirmando o quanto a atividade física é um componente importante para um estilo de vida saudável, beneficiando a saúde física e mental. O principal objetivo dos exercícios é aprimorar o condicionamento físico e realinhar a postura, proporcionando uma maior estabilidade corporal aos participantes.

A Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de órgãos e sistemas. Com essa base e, por intermédio dessas intervenções preventivas, o projeto analisa e diagnostica as disfunções cinéticas funcionais de cada indivíduo, promovendo um tratamento eficaz e duradouro.

Criado no ano de 2003 e inicialmente intitulado como Dona Chiquinha Sempre Jovem e Qualidade de Vida, o projeto cultiva sua principal característica: trabalhar a autoestima e provocar um novo tipo de comportamento àqueles que formam o grupo da melhor idade – composto por um público de aproximadamente 50 anos de idade – promovendo um papel mais digno e participativo na sociedade da qual estão inseridos.

O projeto, aberto à comunidade e aos funcionários da Companhia Industrial Cataguases, que também é a mantenedora do Instituto Francisca de Souza Peixoto, já foi composto por diversos fisioterapeutas e profissionais da área de saúde, que contribuíram para a construção e o valor de sua história. Atualmente comandado pela Fisioterapeuta Ana Rosa Farage, o Tecendo Vidas integra o programa de atividades do Instituto Francisca de Souza Peixoto e oferece aulas em diversos dias e horários, para atender a todos. As aulas são realizadas na sede do Instituto, em um amplo espaço, que conta com equipamentos e acessórios auxiliares, adequados ao desenvolvimento dos alunos e de todo o trabalho.

Acompanhe mais sobre o Tecendo Vidas acessando a página virtual do nosso site, ou ainda através da fanpage do Instituto ou venha à nossa nova sede e agende sua aula experimental. Conheça a prática e seus diversos benefícios para a saúde física e mental.

 

 

Galeria de Fotos: