Núcleo de Teatro Pedagógico (NTP) é um núcleo de pesquisa e estudos de teatro educativo, voltado para atender as demandas psicossociais da juventude e redes de ensino.

Realiza pesquisas e estudos no campo da História, Dramaturgia e Estética do teatro e de metodologias pedagógicas e abordagens psicossociais no território infanto-juvenil, para serem retratadas a partir de esquetes teatrais com o GpTo Teatro de Bonecos e Cia 100Roteiro de Teatros, ambos mantidos pelo Instituto Francisca de Souza Peixoto.

O NTP é aberto à participação da juventude, pesquisadores, professores, atores profissionais e amadores e comunidade em geral, realizando atividades para fomentar a conexão social entre a juventude e a comunidade empresarial e cidadãos do município de Cataguases.

Visa a formação de jovens, com incentivos à ações de cidadania, culturais, empreendedoras e sustentáveis, a partir de encontros com profissionais ativos e aposentados, voluntários e estudantes de várias áreas. Além disso, o projeto tem a preocupação nas questões psicossociais e nutricionais que abordam o universo infanto-juvenil.

As atividades do Núcleo de Teatro Pedagógico envolvem a formação em conceitos e práticas da Economia Criativa e Competências para o Século XXI, reunindo um conjunto de atividades de formação cidadã e de competências humanas, relacionadas à produção e distribuição de bens e serviços que utilizam a criatividade e as habilidades dos indivíduos ou grupos como elementos principais, além do aprimoramento de competências comportamentais, técnicas e tecnológicas específicas.

 

São atividades culturais e profissionais que a sociedade mantém em seu cotidiano, em suas experiências ou em seus hábitos, até mesmo como hobby. Todos nós temos muito a contribuir com nossos jovens e com nossas escolas, desde práticas e técnicas de bordados antigos, plantio e cultivo de alimentos saudáveis, alimentação e culinária, encontros literários e musicais, costura, dança, fotografia, marcenaria, maquiagem profissional e artística às técnicas de meditação, edição de vídeo, reciclagem, comportamento e ferramentas de gestão, tudo pode ser compartilhado com a juventude. Eles querem muito aprender e multiplicar o que aprendem. Querem ir para as escolas conosco e compartilhar o que aprendem aqui no Instituto. Como responsabilidade social e prática cidadã, se queremos uma qualidade de vida individual, precisamos entender que é necessário contribuir para a qualidade da vida coletiva. Convido a todos que tenham algo a compartilhar que venham fazer parte dessa conexão social e a nos auxiliar a difundir esses aprendizados em nossas escolas públicas.Faz um apelo, à sociedade, a gestora do Instituto, Liliane Mendonça.