Venha conhecer o mundo divertido da Robótica Criativa, onde o conhecimento digital é produzido por meio da criatividade, trabalho em equipe e atividades mão na massa, trazendo o sentido e o significado do saber para crianças e adolescentes.

Faça uma visita ao Instituto Francisca Peixoto e conheça a metodologia da Robótica Criativa, as habilidades e atividades desenvolvidas nas oficinas e a nossa equipe.

 

Objetivo do Projeto

O objetivo principal do projeto é produzir o acesso à cultura digital para crianças e adolescentes na faixa etária entre 06 e 17 anos e formação para professores de redes públicas de ensino, de forma a propiciar meios de criação, uso e formas de se expressar com as tecnologias digitais, integrando o desenvolvimento de competências para o século XXI, como a colaboração, criatividade e resolução de problemas.

A Robótica Criativa tem como missão a busca constante do desenvolvimento de métodos pedagógicos que propiciem conhecimentos tecnológicos à criança, ao adolescente e ao professor, para que aprendam e ensinem brincando, por caminhos criativos que articulam a Cultura, a Cidadania e a Educação.

Público:

  • Alunos do Ensino Fundamental I – Rede de Ensino Pública e Privada
  • Alunos do Ensino Fundamental II – Rede de Ensino Pública e privada
  • Professores da Educação Básica – Educação Infantil, Fundamental I e II – Rede Pública de Ensino

 


Atividades Desenvolvidas

Para crianças de 06 e adolescentes de 06 a 14 anos – Fundamental I e II

Na Robótica Criativa os estudantes experimentam e realizam projetos com sucatas e reciclados tecnológicos, aliando recursos do design, da mecânica, da eletrônica, da marcenaria, da lógica e da programação com o Scratch e o Arduíno.

Os participantes planejam, desenvolvem, executam, interpretam e apresentam projetos que trabalham a Robótica, a Programação, a Fabricação Digital e atividades Mão na Massa.

Utilizam ferramentas tradicionais, como martelo, alicate, furadeira eequipamentos digitais sofisticados, como aimpressora 3D e a cortadora a laser, além dos recursos das artes e das artes cênicas, como desenhos, tintas, pincéis, dobraduras e desenhos e capacidades da escrita, reflexão, argumentação e oratória.

Para professores – Educação Infantil e Fundamental I e II

Objetivo: trabalhar práticas de ensino e aprendizagem com professores da Educação Infantil e Fundamental I e II da Rede Pública de Ensino, em projetos inovadores e interdisciplinares, articulando os conteúdos da BNCC.

Gamificação ou construção de jogos – Destinada à Educação Infantil e Fundamental I e II, o professor aprende a construir seus próprios minigames com a linguagem de programação em blocos, Scratch, que pode ser utilizada online ou off-line nas escolas.

Projeto Pedagógico Inovador – projetos pedagógicos e interdisciplinares que se realizam pela construção de formas animadas, em projetos que consideram sucatas e materiais reciclados e dispositivos eletroeletrônicos, além do uso das mídias e novas tecnologias digitais na educação.


Habilidades e Competências Desenvolvidas

  • Conhecimento
  • Pensamento Científico, Crítico e Criativo
  • Trabalho em Equipe
  • Cultura Digital
  • Liderança
  • Planejamento
  • Argumentação
  • Auto Conhecimento e Auto Cuidado
  • Autonomia
  • Resolução de Problemas
  • Comunicação
  • Repertório Cultural
  • Responsabilidade e Cidadania
  • Empatia e Colaboração
  • Cooperação focada no indivíduo
  • Colaboração focada no coletivo

Metodologia

A Robótica Criativa é o aprender brincando!

São projetos realizados com paixão e em equipe.

A oficina está pautada naAprendizagem Criativa pela Prática Cultural, comouma proposta de modelo pedagógico para crianças e adolescentes entre 06 e 14 anos e professores, que torna o exercício do aprender e do ensinar o saber uma experimentação divertida e constante de tentativa e erro, motivando o aprender a conhecer, a aprender a fazer e a fazer junto e a aprender a SER.

A Robótica Criativa requer técnicas pedagógicas que articulam recursos tecnológicos e o ensino de Artes e das Artes Cênicas com os conteúdos da BNCC – Base Nacional Comum Curricular e as técnicas do Design Thinking. Explora caminhos múltiplos para a produção do conhecimento, desenvolvendo o potencial criativo, o pensamento crítico, reflexivo e lógico, o repertório cultural e as habilidades empreendedoras dos participantes, em atividades que trabalham a Robótica, a Programação e a Produção Digital e atividades Mão na Massa.

Acreditamos que somente dessa forma podemos motivar nossas crianças, adolescentes e professores a ampliar seus conhecimentos, a desenvolver um espírito empreendedor e a ser protagonista dos seus próprios projetos.

Equipe

Coordenado pela professora pesquisadora Liliane de Paula Mendonça, o projeto conta com o apoio pedagógico da professora de Matemática da Rede Estadual de Ensino, Catarina Basílio e com a ciência da Equipe Técnica do Programa Mundo Meu Micromundos.