CABRAL, Rita de Cássia Mendes

postado em: Monografias | 0
Título: E ela não ia ao Cinema. O perfil da mulher “Largada pelo Marido” na sociedade Cataguasense dos anos 70 Cataguases
Resumo: Estudo sobre o perfil da mulher separada do marido na sociedade cataguasense na década de 1970. Através da análise de 53 processos de separação judicial da vara de família disponíveis no Centro de Documentação Histórica e cinco entrevistas com mulheres que se separaram naquele período e fontes bibliográficas foi realizada busca por vestígios e informações sobre o cotidiano dessas mulheres, procurando possíveis respostas para questões como qual era o perfil da mulher separada em Cataguases na década de 1970. Existiu uma Cataguases modernista que vive da efervescência cultural e uma outra, obscura, indiferente a esse movimento? Foi possível sua coexistência? Quais eram suas preocupações e de que modo o meio em que vivia se entrelaçava ao seu cotidiano. A mulher daquele decênio transitava entre a ditadura, a cidade de tradição cultural, a descoberta do anticoncepcional e a sociedade ainda influenciada pela família patriarcal. A tudo isso acrescente-se o desafio de cuidar de si e dos filhos sem o provedor ao seu lado
Área de Concentração: Sociedade
Orientador: Carlile Lanzieri Junior
Instituição: FIC – Faculdade Integradas de Cataguases

LAGE, Carolina Souza

postado em: Monografias | 0
Título: Permanências em Cataguases: a decoração dos interiores das casas modernistas
Resumo: A cidade de Cataguases – MG nos anos 40 destacou-se no cenário nacional pela sua contribuição ao modernismo brasileiro. As origens da literatura e da arquitetura modernista nesse local, com a criação da Revista Verde e seus colaboradores, especialmente Francisco Inácio Peixoto é objeto de estudo desta pesquisa. O objetivo do trabalho é contribuir para o estudo e preservação da arquitetura modernista em Minas Gerais. Assim, através de depoimentos pessoais, documentações, entrevistas e registros fotográficos analisamos o panorama arquitetônico residencial existente atualmente na cidade, com a elaboração de um estudo comparativo entre as duas residências mais significativas projetadas por diferentes arquitetos representantes do modernismo na época. Na presente conclusão estabelece-se um paralelo entre o estilo modernista e as características presentes nas residências aqui analisadas.
Área de Concentração: Cultura
Orientador: Prof. Sandra Lemos Coelho
Instituição: Faculdade Metodista Izabela Hendrix – BH

FANNI, Silvana Oliveira

postado em: Monografias | 0
Título: “Conquistando a liberdade: de escravos a libertos”
Resumo: Este trabalho busca através da análise regional compreender alguns aspectos da economia escravista e da vida social dos escravos e dos libertos da Zona da Mata mineira, mais especificamente do município de Cataguases, na década final da escravidão. Procurou-se traçar um perfil da região no século XIX para em seguida analisar as formas pelas quais os escravos, no final do escravismo brasileiro, adquiriam a liberdade, fosse ela via leis emancipacionistas ou não. Depois de produzidas estas etapas, finalmente, buscou-se resgatar aspectos das relações sociais entre o mundo dos cativos, libertos e livres, com ênfase no universo dos libertos.
Área de Concentração: História
Orientador: Profª. Drª. Cláudia Regina Andrade dos Santos
Instituição: Universidade Severino Sombra

ABREU, Andréa Vicente Toledo

postado em: Monografias | 0
Título: O cultivo de sonhos : uma cartografia das políticas publicas de cultura da zona da mata mineira
Resumo: Mapeamento das instituições promotoras de cultura da Zona da Mata Mineira, acompanhado de análise de revistas e cadernos de cultura brasileiros e de leis incentivo federais, do Estado de Minas Gerais e de cidades da Zona da Mata Mineira que as possuem. Os dados obtidos convergem para um plano analítico com intenção de traçar diagnósticos e prognósticos para o setor. A dissertação apresenta ainda, uma série de dados quantitativos sobre as políticas públicas de cultura na região estudada, através de tabelas e suas respectivas descrições. Os aspectos qualitativos focalizam os projetos culturais desenvolvidos em cidades com menos de 40 mil habitantes e a atuação dos gestores culturais das cidades com maior representatividade na promoção da cultura: Além Paraíba, Cataguases, Juiz de Fora, Leopoldina, Muriaé e Ubá. O trabalho tem início com a conceituação de cultura na acepção de Raymond Williams e culmina com a análise e interpretação das informações obtidas, assim como sugestões para reflexão sobre políticas públicas de cultura futuras tendo Theodor Adorno, Pierre Bourdieu, Renato Ortiz, Sérgio Miceli, Mário Brockmann Machado e Gilberto Barbosa Salgado como embasamento teórico.
Área de Concentração: Sociologia
Orientador: André Moisés Gaio
Instituição: UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora

SILVA, Eloisa Castro

postado em: Monografias | 0
Título: As representações do Colégio de Cataguases e de suas práticas educativas nas memórias de seus ex- alunos. (Década de 1950)
Resumo: As representações do Colégio de Cataguases e de suas práticas educativas/pedagógicas nas memórias dos seus ex-alunos são objeto desta dissertação. Instituição privada, sediada no interior de Minas Gerais, em Cataguases, funcionava, na década de 1950, com sistema de internato masculino e externato misto, oferecendo suas aulas em regime de coeducação para os níveis ginasial e colegial (clássico e científico). Apresentava arquitetura moderna. Seu proprietário e mentor, Francisco Inácio Peixoto, era intelectual, escritor, poeta, um dos precursores do Movimento Modernista Brasileiro, na vertente denominada Verde, e responsável pelas transformações ocorridas na cidade nesse período, tornando-a referência na arquitetura e na literatura modernistas brasileiras. A investigação apoiou-se, sobretudo, nas contribuições de Roger Chartier, principalmente nos seus conceitos de prática e de representação. À luz da Nova História Cultural e da sua concepção alargada de documento histórico, a pesquisa foi realizada por meio de análise de documentos em arquivos públicos e privados e entrevistas que recuperaram a memória de grupo, sobretudo da geração dos ex-alunos da década de 1950. A reconstituição do cotidiano da escola, nesse período, revela-a como lugar social e simbólico onde indivíduos e grupos compartilham seus projetos, concretizam processos de produção e reprodução social, operam práticas de controle social e criam um modo de estar, perceber e sentir o mundo, forjando suas identidades. O resgate simbólico do lugar, dos agentes e dos processos educativos mostra a transição lenta de uma escola que nasceu sob o signo da arquitetura moderna, mas que modernizou suas relações sociais pouco a pouco. Nossa pesquisa é uma contribuição à história da educação brasileira e à história da educação no município de Cataguases.
Área de Concentração: Educação e Cultura Contemporânea
Orientador: Prof a Dr a . Clarice Nunes
Instituição: Universidade Estácio de Sá – RJ

SILVA, Cláudia Cristina da

postado em: Monografias | 0
Título: A vida social e familiar do operariado têxtil, Cataguases – século XX
Resumo: Este trabalho aborda questões ligadas ao mundo do trabalho fabril têxtil procurando mostrar uma “cultura operária” que ao longo dos anos foi construída de operário a operário com graus de parentesco distinto. O estudo enfoca a região mineira da Zona da Mata no final do século XIX, quando a região despontava como uma região em franco progresso agrícola, comercial e industrial, cujo desenvolvimento subseqüente, foi possível com a nova cultura trazida pelas máquinas industriais e aos poucos, foi se mantendo como mola propulsora da nova economia. Acreditamos que este processo tenha se evoluído pela necessidade de um novo mercado de trabalho qualificando uma mão-de-obra operária. O estudo desta cultura pode ser demonstrado através do recurso da oralidade; entrevistas feitas a muitos ex-operários que ainda estão vivos na região estudada, Cataguases – Minas Gerais. Neste trabalho procuramos apresentar algumas evidências que favorecem as hipóteses lançadas no decorrer da pesquisa sobre a vida social e cultural de ex-operários têxteis.
Área de Concentração: Sociedade
Orientador: Prof. Dr. Jorge Luiz Prata de Sousa
Instituição: Universidade Salgado de Oliveira em Niterói – RJ

CARDOSO, Mariana Cândida Garcia C. Almeida

postado em: Monografias | 0
Título: A hora e a vez de Francisco Inácio Peixoto
Resumo: A contística do escritor mineiro, de Cataguases, Francisco Inácio Peixoto é analisada sob vários ângulos, da obra individual ao contexto do conto, como gênero independente e universal. Recortes da vida – o real – e da obra – o ficcional, como recriação do cotidiano urbano (numa cidade do interior) e suburbano (um grande centro, Rio de Janeiro). Traça-se um panorama do conto internacional e da inserção do autor na relação de sua produção, dentro da modernidade e com vistas à universalidade de sua obra. Um foco especial é dado sobre o conto “A visita”, com a identificação de elementos da tragédia grega.
Área de Concentração: Literatura Brasileira
Orientador: Professora Doutora Francis Paulina Lopes da Silva
Instituição: Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

HENRIQUES, Alen Batista

postado em: Monografias | 0
Título: Epidemias e urbanização: surtos de febre amarela na Cataguases oitocentista
Resumo: A partir do estudo das epidemias de febre amarela nos anos finais do século XIX na cidade de Cataguases, Zona da Mata mineira, o presente trabalho busca analisar como os impactos políticos e sociais, advindos do evento, influenciaram no processo de urbanização e modernização municipal, observados no período. Procuramos delinear como a questão da saúde foi abordada no município nos anos anteriores ao aparecimento da febre amarela. O histórico dessa morbidade no Brasil, e o seu tributo para o nascimento da medicina social, caracterizada sobre tudo, pelo seu caráter intervencionista. O texto busca, do mesmo modo, resgatar o papel desempenhado pelos doutores , arautos da ciência medica em Cataguases, na elaboração do arcabouço sanitário que, em menos de uma década, permitiu por fim às epidemias. Analisamos também a contribuição das epidemias para a efetivação das reformas sanitárias no município, consubstanciada nas obras de abastecimento de água e coleta de esgotos, na construção de um novo cemitério público, e na criação do primeiro hospital cataguasense.
Área de Concentração: Ciências Humanas e Saúde/História e Saúde
Orientador: Diana Maul de Carvalho e Jorge Luis Prata de Sousa
Instituição: UERJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

OLIVIERI, Alcione Lidia Abreu

postado em: Monografias | 0
Título: Incursões na biblioteca de Francisco Inácio Peixoto
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo catalogar as dedicatórias ao escritor Francisco Inácio Peixoto. Para tanto, apresentamos um breve estudo do que é uma dedicatória e porque se faz uma dedicatória. As mesmas são apresentadas no corpo do trabalho, com notas explicativas sobre quem a dedicou.
Área de Concentração: Professora Doutora Eliane Vasconcellos
Orientador: Professora Doutora Eliane Vasconcellos
Instituição: Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

SILVA, Lucilene Nunes da

postado em: Monografias | 0
Título: As condições de saúde do operário têtil na Zona da Mata mineira
Resumo: A partir do registro das consultas médicas aos funcionários da Indústria Irmãos Peixoto, no ano de 1941, na cidade de Cataguases, Zona da Mata mineira, este trabalho visa a uma apreciação das condições de saúde destes operários têxteis. Discutem-se as condições de trabalho na indústria têxtil e a possível relação com a saúde de seus operários, considerando aspectos da história da classe operária na zona da mata mineira na primeira metade do século XX; dados disponíveis sobre a saúde da população geral; e sobre as condições de trabalho na Indústria Irmãos Peixoto através dos registros de características do ambiente de trabalho especialmente no que se refere aos equipamentos e à organização do trabalho, nos diversos setores da atividade manufatureira. Os resultados descrevem as doenças mais freqüentes, comparando homens e mulheres e setores da fábrica. Conclui-se que, apesar da precariedade da informação presente no livro de registro médico, é possível utilizar esta fonte para a discussão da saúde dos trabalhadores.
Área de Concentração: Ciências Humanas e Saúde/ História e Saúde
Orientador: Profª. Diana Maul Carvalho, Prof. Jorge Prata de Souza
Instituição: UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

NETTO, Marcos Mergarejo

postado em: Monografias | 0
Título: Cultura e espaço em Cataguases
Resumo: Monografia apresentada à disciplina Geografia Aplicada A do Curso de Geografia
Área de Concentração: Cultura
Orientador: Professor Alexandre Diniz
Instituição: UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

ALMEIDA, Odete Valverde Oliveira

postado em: Monografias | 0
Título: A disputa de grupos familiares pelo poder local na cidade de Cataguases
Resumo: O presente trabalho aborda a disputa pelo poder político local entre duas famílias rivais, em Cataguases, cidade do interior mineiro. Para melhor visualizarmos essa disputa, estabelecemos como corte cronológico o ano de 1889, data da proclamação da República, até a década de 1960, quando ocorreu a interrupção da experiência democrática com os governos militares. Contudo, a ênfase maior se concentrará nas décadas de 1930 a 1960, quando as lutas políticas entre os dois grupos tornaram-se mais acirradas. Verificamos que esse disputa pelo poder ultrapassou o âmbito eleitoral, estendendo-se a outras esferas. Assim, analisamos em primeiro lugar, a disputa no campo eleitoral, onde enfocamos as práticas de aliciamento de votos, utilizadas por ambos os lados em conflito, objetivando, cada um, abarcar o maior número de eleitores possível. Em seguida, refletimos sobre a disputa no campo das representações, analisando a auto-representação que cada chefe político criava para si, bem como a representação que criava para seu adversário. Finalizando, discutimos a disputa no campo da memória, procurando demonstrar como os dois grupos utilizavam-se dos projetos urbanísticos de modernização da cidade para, através deles, travarem uma luta pela posse e monopólio da memória coletiva, buscando, cada um, impregnar sua marca na cidade e associar seu nome e de sua família à história do município. Para tanto, as duas famílias em disputa erigiram “lugares de memória”, tendo em vista registrar seus feitos e perpetuá-los para a posteridade.
Área de Concentração: História
Orientador: Prof. Rodrigo Patto Sá Motta
Instituição: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG