“Todo mundo deveria atuar no teatro de marionetes da vida e descobrir o arame que nos mantém em movimento.” – Arthur Schopenhauer

Criado em novembro de 2002, o GPTo é um projeto de teatro de bonecos formado por artistas de Cataguases. O grupo desenvolve suas atividades em um espaço amplo no Instituto Francisca de Souza Peixoto, mantido pela Companhia Industrial Cataguases, dedicadas à pesquisa, construção, divulgação e produção do teatro de bonecos ou teatro de formas animadas, com focos claros e nítidos na inclusão social e na conscientização ecológica.

O teatro de bonecos está intimamente ligado ao entorno histórico, cultural, socioeconômico, religioso e educativo. As primeiras formas do teatro de bonecos nasceram há muitos anos atrás, no Oriente, principalmente na China, na Índia, em Java e na Indonésia. Os orientais consideravam os bonecos verdadeiros deuses, dotados de recursos fantásticos e os criavam com tamanha perfeição que se tornavam idênticos aos seres vivos, muitas vezes inspirados em personagens históricos. Com o passar do tempo, essa arte se desenvolveu e conquistou um status profissional.

A formação dos integrantes do grupo inclui as diversas técnicas e práticas do teatro de bonecos e o seu contexto histórico, além de estudos sobre o teatro de sombras, pantomima, improvisação, técnicas circenses, desenho técnico e metodologias de planejamento, produção, música e cidadania.

O GPTo busca a diversidade, seja nos temas clássicos ou contemporâneos, nas técnicas tradicionais ou de vanguarda, nos materiais nobres ou reciclados. Portanto, com essa base, as apresentações do grupo dividem-se entre festivais nacionais e internacionais, empresas e instituições, escolas públicas e particulares e em praças públicas. Com esse amplo leque, o trabalho é veiculado a todo tipo de público.

O projeto oferece ainda cursos básicos e avançados para crianças, jovens, adultos, educadores, terceira idade e profissionais da área, além de prestar serviços de consultoria e execução de bonecos, cenários e adereços.

O GPTo coleciona um repertório variado de peças, dentre elas a super-produção intitulada “Histórias da Selva”, baseada no “Livro das Selvas”, de Rudyard Kipling; o espetáculo de teatro de sombras intitulado “O Menino Mutante”, baseado no livro homônimo do cataguasense Mauro Sérgio Fernandes e as apresentações da “Banda GPTo”, que tratam sobre nutrição e alimentação saudável.

Diversos artistas de Cataguases e de outras cidades já integraram o projeto e, atualmente, conta com a seguinte formação: Adriano Cunha, Graduando em Pedagogia; Carolina Alves, Graduanda em Pedagogia; Juliana Junqueira, Fotógrafa e Graduada em Letras e Vinícius Branquinho, formado em Magistério, artista circense e saltimbanco (artista de rua).

 

 

 

Galeria de Fotos: