“Se você tratar uma doença, você ganha ou perde. Se você tratar uma pessoa, eu garanto, você vai ganhar, não importa o resultado…” – Patch Adams

Distribuir sorrisos: esta é a principal missão dos Doutores Cura – Cura. Os “palhaços doutores” realizam visitas a hospitais, escolas e instituições e encantam e “curam” a todos, através de metodologias de pesquisa sobre a arte do palhaço como tratamento e humanização da saúde.

Inspirados no médico americano Patch Adams e sua metodologia inusitada e humanista no tratamento aos enfermos e carentes, os Doutores Cura-Cura, ao mesmo tempo que divertem crianças e adultos, representam um importante e eficaz apoio ao tratamento de pessoas internadas em hospitais.

O grupo acredita que o objetivo do médico é mais do que curar a doença e sim, cuidar do indivíduo enquanto ser humano. Com base em informações e pesquisas na área da saúde e do comportamento humano, os “palhaços doutores” utilizam diversas técnicas, dentre elas: brincadeiras, jogos, encenações e intervenções artísticas em suas visitas e têm como principais características a alegria e o bom humor. Com isso, os benefícios gerados de suas ações e de todo o trabalho realizado é perceptível e gradativo a cada visita e bastante positivo aos beneficiários.

A arte de trabalhar com o palhaço é lírica, inocente, frágil e requer constante estudo e aprimoramento. O palhaço não interpreta, ele simplesmente é. Ele não é tido como um personagem, ele é o próprio ator expondo o seu interior, mostrando sua ingenuidade e o seu lado humano diante do mundo. Na busca desse estado, os Doutores, portanto, não buscam construir um personagem, mas sim encontrar essas energias próprias, buscando transformá-las em seu corpo. Para tanto, cada artista desenvolve esse estado pessoal, de palhaço, com características particulares e individuais.

O projeto atua há mais de 10 anos no Instituto Francisca de Souza Peixoto, que é mantido pela Companhia Industrial Cataguases e diversos artistas cataguasenses e de outras cidades já integraram o grupo contribuindo para o desenvolvimento de sua história.
Atualmente, o grupo conta com a seguinte formação: a Graduada em Pedagogia Roberta Ferreira e o Bacharelado em Administração, Maycon Carvalho.

 

 

Galeria de Fotos: