“O professor não ensina, mas arranja modos para a própria criança descobrir.” – Jean Piaget

A Biblioteca Digital Josué Inácio Peixoto tem como objetivo central ampliar a capacidade de construção do conhecimento desenvolvendo nos alunos a própria habilidade de estudo e aumentando sua eficiência e autonomia intelectual, mantendo-os atualizados ao constante crescimento na era da comunicação e das novas tecnologias.

O projeto se encontra estruturado em um laboratório com 20 computadores multimídia inserido na sede do Instituto Francisca de Souza Peixoto e oferece aulas de Informática aplicada ao contexto educacional para diferentes tipos de público: alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas de Cataguases; colaboradores da Companhia Industrial Cataguases, assim como seus filhos e dependentes; terceira idade; cidadãos portadores de necessidades especiais e comunidade em geral. O conteúdo programático dos cursos se baseia na iniciação à Informática e, com estas aulas, somam-se cerca de 700 pessoas atendidas durante o mês.

Intercâmbio com outros estados e países, softwares educacionais, atividades de incentivo à leitura, à escrita, ao teatro e ao audiovisual também fazem parte da perspectiva programática. Com isso, o projeto apresenta-se como uma das principais iniciativas de combate à exclusão social e representa uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e intelectual a partir da aprendizagem e domínio da tecnologia digital.

A Biblioteca Digital foi desenvolvida com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizado das crianças das escolas públicas. Atualmente, a deficiência no ensino é grande e complexa. As escolas públicas não contam com recursos suficientes para manter laboratórios de informática adequados para a implantação da informática na educação. O projeto, portanto, foi elaborado para ser utilizado fundamentalmente em benefício da educação. Além disso, visa enriquecer o currículo dos alunos ampliando o conhecimento e acesso ao ciberespaço e as oportunidades de trabalho, promovendo aos envolvidos uma experiência formativa e multiplicável, com perspectivas de um futuro mais digno e feliz. A inclusão da informática na educação possibilita um trabalho dinâmico, com novas descobertas para o professor e para o aluno. Através das ações da Biblioteca Digital, o intercâmbio entre professores e alunos da rede de ensino local se faz presente de forma dinâmica e produtiva, integrando-os à linguagem moderna e aos recursos disponíveis no formato digital. As aulas oferecidas pelo projeto respeitam a didática da sala de aula, pois são um apoio ao ensino e a implantação de uma nova maneira do processo “ensinar-aprender.”

Constantemente são desenvolvidos pelos alunos diversas ações e projetos como culminância do resultado adquirido, tais como: Novelinhas; Capture; Memórias na Rede; Curtinhas Cataguases; Navegar é Preciso; Profissa; Melhoridade.net; Blog da Vovó; Eleições Cidadãs; Gincanas de Arrecadações de Natal, dentre outros.

A Biblioteca Digital está ativa há mais de 10 anos e diversos profissionais e artistas de Cataguases já integraram o projeto, como a Professora Andrea Toledo, Doutoranda em Educação e, Ivaldo Neto, Graduado em Ciência da Computação. Atualmente, conta com profissionais da área da educação e da informática e as aulas são realizadas na sede do Instituto Francisca de Souza Peixoto, mantido pela Companhia Industrial Cataguases, em diversos dias e horários para atender a todo formato de público.

 

 

Galeria de Fotos: