12 de junho é o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil

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Desde 2002, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra esse tipo de prática.

Além de conclamar direitos, essa data tem objetivo de sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar.

A Companhia Industrial Cataguases é uma Empresa Amiga da Criança. Assumimos compromissos com a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Baseado nesses pilares, temos o Instituto Francisca de Souza Peixoto. Nosso instituto oferece um espaço de criatividade, aprendizagem, diversão e interação para crianças e pré-adolescentes.

No Instituto as crianças são inseridas em um universo de oportunidades de aprendizado e possuem contato com as artes, as engenharias e as tecnologias.  O objetivo do Instituto ao acolher essas crianças é o desenvolvimento educacional, a redução da evasão escolar e a inserção das meninas no mundo tecnológico.

Fazemos do Instituto Francisca de Souza Peixoto é um laboratório de sonhos para as crianças. Despertamos a criatividade e o imaginário desses meninos e meninas em projetos criativos, que utilizam os reciclados, a literatura infantojuvenil, a matemática, a tecnologia, as artes, as construções lúdicas e o teatro.

Abrimos as portas para o protagonismo desses pequenos e tornamos a experiência do aprender um caminho divertido e repleto de possibilidades. O diálogo e a participação da família são peças fundamentais nesse processo, para fortalecermos os laços sociais e afetivos e solucionarmos conflitos. Realizamos encontros coletivos e individuais e trabalhamos atividades com as famílias e as crianças em conjunto. A ideia é centralizar a qualidade da vida da criança no presente. Quando mostramos às crianças e suas famílias ou responsáveis as aplicações práticas do conhecimento e suas possibilidades.

“Quando motivamos a criatividade e o tempo de cada em superar desafios e realizar ações, estamos tornando possível para elas sonhar com realidades e trajetórias diferentes.”

Liliane de Paula Mendonça, educadora e gestora do Instituto Francisca Peixoto.

 

Conhecendo um pouco mais do Instituto e seu trabalho com as crianças e adolescentes.

1– O que é o Instituto para as crianças?

O Instituto Francisca Peixoto é para as crianças um espaço de criatividade, aprendizagem, arte, diversão e interação. Ao fazer parte do projeto Robótica Criativa as crianças aprendem brincando, conhecem as suas emoções, se relacionam com outras crianças e sonham!!

2 – Como as crianças chegam ao Instituto?

O Instituto atua com a Educação Infantil ( Pré – Escolar) e Ensino Fundamental I e II com crianças de 04 a 14 anos, desde que estejam matriculadas em unidade formal de ensino. A instituição abre edital de participação com prioridade para estudantes das escolas públicas, não excluindo cadastro de alunos das escolas privadas. O edital é lançado em fevereiro para o ano vigente e em novembro para o ano posterior. Também há divulgação nas escolas selecionadas, cujo indicador é o Ideb da escola. As escolas que aderem ao projeto têm o direito de inscrever um total de 20 estudantes do 8 º e 9 º ano. Além das escolas, participam do projeto as crianças e adolescentes da Casa do Adolescente, unidade que trabalha com a proteção básica da crianças e abrigo de vulneráveis. Para a inscrição de crianças no pré-escolar e Fundamental I os pais ou responsáveis preenchem o formulário de inscrição da criança liberado no site da instituição, junto ao Edital.

3 – Qual é a didática do Instituto em relação à aprendizagem das crianças?

As crianças são inseridas em um universo de oportunidades de aprendizados, o qual centraliza os conteúdos da BNCC – Base Nacional Comum Curricular conforme o ano escolar e os articula com as artes, as engenharias e as tecnologias.

4 – Qual é o objetivo do Instituto ao acolher essas crianças?

O objetivo do Instituto ao acolher essas crianças é o incremento educacional, a redução da evasão escolar e a inserção das meninas no mundo tecnológico.

Agimos para ser parceiro da família, da escola e do professor. Oportunizamos espaços e recursos para fazer o estudante ter gosto para obter conhecimentos diversos e entender que o saber aumenta as chances de oportunidades na vida social e no mundo do trabalho. O Instituto acredita que incentivar a criatividade e o protagonismo dos pequenos no presente pode contribuir para alterar futuras trajetórias sociais.

5 – Como o Instituto une brincadeiras e estudos com criatividade?

As crianças são motivadas a pesquisar, projetar, criticar, atuar em equipe para buscar soluções conjuntas e a fazer questionamentos, experimentações e protótipos. Conciliamos Metodologias Ativas que consideram a pedagogia do STEAM (Ciências, Tecnologias, Artes e Matemática) e os conceitos da linguagem de programação infantil de Seymour Papert e o método do Design Thinking.