SILVA, Eloisa Castro

postado em: Monografias | 0
Título: As representações do Colégio de Cataguases e de suas práticas educativas nas memórias de seus ex- alunos. (Década de 1950)
Resumo: As representações do Colégio de Cataguases e de suas práticas educativas/pedagógicas nas memórias dos seus ex-alunos são objeto desta dissertação. Instituição privada, sediada no interior de Minas Gerais, em Cataguases, funcionava, na década de 1950, com sistema de internato masculino e externato misto, oferecendo suas aulas em regime de coeducação para os níveis ginasial e colegial (clássico e científico). Apresentava arquitetura moderna. Seu proprietário e mentor, Francisco Inácio Peixoto, era intelectual, escritor, poeta, um dos precursores do Movimento Modernista Brasileiro, na vertente denominada Verde, e responsável pelas transformações ocorridas na cidade nesse período, tornando-a referência na arquitetura e na literatura modernistas brasileiras. A investigação apoiou-se, sobretudo, nas contribuições de Roger Chartier, principalmente nos seus conceitos de prática e de representação. À luz da Nova História Cultural e da sua concepção alargada de documento histórico, a pesquisa foi realizada por meio de análise de documentos em arquivos públicos e privados e entrevistas que recuperaram a memória de grupo, sobretudo da geração dos ex-alunos da década de 1950. A reconstituição do cotidiano da escola, nesse período, revela-a como lugar social e simbólico onde indivíduos e grupos compartilham seus projetos, concretizam processos de produção e reprodução social, operam práticas de controle social e criam um modo de estar, perceber e sentir o mundo, forjando suas identidades. O resgate simbólico do lugar, dos agentes e dos processos educativos mostra a transição lenta de uma escola que nasceu sob o signo da arquitetura moderna, mas que modernizou suas relações sociais pouco a pouco. Nossa pesquisa é uma contribuição à história da educação brasileira e à história da educação no município de Cataguases.
Área de Concentração: Educação e Cultura Contemporânea
Orientador: Prof a Dr a . Clarice Nunes
Instituição: Universidade Estácio de Sá – RJ